Informação importante - APP Conecte Sus

Por Sidney Neves. Em 20/09/21 10:54. Atualizada em 23/12/22 11:28.

Conecte SUS - Aplicativo Passaporte  de Imunização

Para facilitar o monitoramento da vacinação no País, o Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, um aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

 
  • Sobre o App Conecta SUS Conecta SUS
    Instagram SEINFRA/DMEQ-UFG: Instagram Seinfra

    O Conecte SUS Cidadão "antigo MeuDigiSUS" é o aplicativo oficial do Ministério da Saúde, a porta de acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma digital, permitindo ao cidadão acompanhar na palma de sua mão o seu histórico clínico.

    O aplicativo CONECTE SUS mostra as informações gerais do cidadão, como carteira de vacinação digital, certificado nacional de vacinação COVID-19, resultados de exames laboratoriais de COVID-19, medicamentos dispensados pelo programa "Farmácia Popular", além dos registros de doações de sangue e acompanhamento da posição na fila de transplantes. A área Serviços de Saúde permite  ao cidadão identificar estabelecimentos de saúde próximos à sua localização ou pelo tipo, além de permitir adicionar aos favoritos os mais relevantes.

    A página Atendimentos apresenta a lista de procedimentos realizados pelo cidadão nos estabelecimentos de saúde, como, vacinas, exames, medicamentos e atendimentos nos estabelecimentos da atenção básica. O aplicativo permite que sejam avaliados ou, ainda, que o Ministério da Saúde seja informado quando o atendimento não for realizado.

    Mais informações sobre o aplicativo, acesse o vídeo: 

    https://www.youtube.com/watch?v=SnGnDbpoUpE

Créditos destas informações: 
Portal do Governo Federal

Conecte SUS – Aplicativo Passaporte Digital de Imunização

O Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, um aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

No app é disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização.

O cidadão cadastrado, assim que receber a vacina, terá a dose registrada no aplicativo. Será possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose.

Esse mapeamento também vai evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

IMPORTANTE> O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários.

No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.

Passaporte Digital de Imunização

🛃

A União Europeia está trabalhando para criar um passaporte de vacina válido para todos os países do bloco. Quem for vacinado poderá pular os controles mais severos impostos a todos os demais para entrar no país.

Outros países como EUA e China devem seguir o exemplo, embora a vacina não seja uma condição de entrada, isso poderá começar a se tornar obrigatório assim que as vacinas começarem a ser distribuídas de forma mais ampla em todo o mundo.

Assim, futuramente todas as companhias aéreas do mundo podem tornar o uso do passaporte de vacina obrigatório, como já foi anunciado por uma empresa de cruzeiros para maiores de 50 anos que só vai aceitar clientes vacinados.

🇧🇷 NO BRASIL > Foi com esse objetivo e com essa missão que o projeto da Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, que faz parte da Estratégia Digital de Saúde do Brasil, foi reorientado para receber e compartilhar informações que pudessem suportar cidadãos e profissionais de saúde no combate à pandemia.

Dessa forma, o Ministério da Saúde, com o apoio dos Laboratórios Públicos e Privados, permitirá a recepção e compartilhamento dos resultados dos exames relacionados a pandemia que poderão ser acessados pelo cidadão por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

O documento será disponibilizado de forma eletrônica e permitirá que os brasileiros apresentem um comprovante de vacinação, dessa forma ampliando o controle sanitário no país.

Além disso, os estados poderão utilizar o documento para restringir a entrada de pessoas em ambientes públicos ou privados, podendo aplicar penalidades ou multas para quem desrespeitar a medida.

Vale ressaltar que o comprovante de vacinação já existe e é fornecido ao vacinado logo após a imunização.

Por enquanto a apresentação do comprovante de vacinação não é obrigatória, embora possa ser solicitado em alguns casos.

Cartão SUS Online – Site

O cadastro no Conecte SUS é simples e pode ser feito com o CPF ou a Carteira Nacional de Saúde.

O registro pode ser feito direito no aplicativo no celular ou em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br

O seu Conecte SUS login é feito usando as informações do cadastro do site GOV.BR. Mas caso anda não tenha você pode fazer facilmente seguindo os formulários da página

Depois que fizer este cadastro o seu acesso no Conecte SUS será bem simples, confira o passo a passo:

  • Passo 1: Entre no site oficial ou aplicativo e clique em “Entrar”.
  • Passo 2: Digite o número do seu CPF.
  • Passo 3: Digite sua senha cadastrada no GOV.BR.

Agora você terá acesso a todos os serviços oferecidos, saberá com certeza, o que é Conecte SUS na prática.

Agora você pode: consultar exames pelo no aplicativo do SUS:  para acessar a opção de Conecte SUS resultado de exames, primeiramente você precisa fazer esse cadastro no posto de atendimento que escolheu fazer o exame.

 

Cartão SUS Digital – Aplicativo

Anteriormente o conecte SUS era chamado de “Meu digiSUS”, e hoje, pode ser acessado tanto pelo app do programa (veja abaixo), como também pode ser acessado diretamente no site oficial.

Para fazer o seu cadastro, siga as recomendações a seguir:

PASSO A PASSO – COMO INSTALAR O APLICATIVO CONECTE SUS

O aplicativo pode ser instalado gratuitamente na loja de ferramentas do Google Play e Apple Store, bastando digitar no campo de busca: CONECTE SUS. Para aproveitar todas as funções que citamos no tópico anterior, será necessário criar um login e uma senha. 


Como baixar, instalar e consultar o saldo no Aplicativo CONECTE SUS para Android

Iremos explicar tudo o que precisa saber sobre como baixar e consultar no APLICATIVO DO PASSAPORTE DIGITAL pelo aplicativo no Android, e todos os procedimentos são muito práticos e rápidos.

Para baixar o App Conect SUS, basta ir até a Play Store e tocar em “Instalar”, feito isso, abra o app do ConecteSUS e entre com seu login, caso não tenha um, crie um login e senha.

Depois de entrar em sua conta, você poderá realizar marcação de consultas, acesso ao histórico médico do paciente, possibilidade de visualização dos resultados de exames, acesso à lista de medicamentos. e informações sobre todos os postos de atendimento nas redondezas.

 

Como baixar, instalar e ver o saldo no Aplicativo CONECTE SUS para iPhone

Agora, iremos explicar como baixar e ver o saldo no aplicativo Conecte SUS Digital para iPhone especificamente, para você não se perder na hora de usar o aplicativo. Você só precisa baixar o app na App Store e criar um login e senha para conseguir o acesso ao app do passaporte digital.

Feito isso, abra o app do ConecteSUS e entre com seu login, caso não tenha um, crie um login e senha.

Depois de entrar em sua conta, você poderá realizar marcação de consultas, acesso ao histórico médico do paciente, possibilidade de visualização dos resultados de exames, acesso à lista de medicamentos. e informações sobre todos os postos de atendimento nas redondezas.

Crédito destas informações:
Portal Iserviços

 

Fonte: Sites - Portal do Governo Federal (www.gov.br/saude/pt-br) e Iserviços (iservicos.com.br/conecte-sus)