Água filtrada

Sugestões úteis para dias quentes!

Por Sidney Neves. Em 27/09/21 16:45. Atualizada em 08/12/21 11:22.

Na tarde de terça-feira (7), Goiânia havia batido até então, o recorde de calor em 2021, registrando temperatura máxima de 38,7°C, dados informados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Ainda segundo o órgão, a capital já teve os dois dias mais quentes do ano nesta mesma semana de setembro. A temperatura mais alta foi registrada na cidade de Aragarças, no norte do estado, com 40,8°C sendo seguida por Paraúna, na região central, que registrou 40, 4°C.

Seguem algumas sugestões úteis, que ajudam a amenizar os efeitos de dias quentes e também nos proteger dos temidos efeitos dos raios solares.

7 sugestões úteis a serem seguidas.

com sede

Conheça nosso Instagram Seinfra Equipamentos: Instagram Seinfra

Beber água é um dos principais cuidados com o corpo. a ingestão de água evita a desidratação, reduz a temperatura corporal e regula o funcionamento dos órgãos.

Que beber água é importante, você provavelmente já sabe. No entanto, em dias muito quentes, a ingestão do líquido é imprescindível. Pois, para combater problemas como o estresse térmico, a água faz-se necessária, já que possui a função de regular o funcionamento dos órgãos. O consumo de água também ajuda a evitar a desidratação provocada pelo calor excessivo, sendo recomendado ingerir aproximadamente dois litros e meio por dia. Outra questão interessante é que, caso você esteja sofrendo com o calor e o ar seco, beber água vai deixar suas mucosas internas hidratadas, a exemplo das do nariz. Vale lembrar ainda que o líquido é capaz de desintoxicar o organismo, se ingerida na quantidade adequada. [1]

Dica importante: Se a sua atividade ou trabalho o  obriga a uma exposição prolongada ao Sol, tenha sempre consigo um recipiente com água, procure usar guarda-sol, chapéu de preferência com abas e ou com protetor de nuca* , roupas e óculos que possuam proteção UV além de protetores e filtros solares.

Chapeu australiano com protetor de Nuca - Modelo INF KOZ223* Chapéu com protetor de nuca

Alimentos ricos em água são refrescantes e ajudam na hidratação

Ricos em água

Se você acha que não consegue ingerir pelo menos dois litros de água por dia, em média, pode apostar no consumo de alimentos que sejam ricos no líquido, como o pepino, tomate e frutas como melancia, laranja e maçã. Uma dica é criar picolés com o suco feito dessas frutas, ideal para crianças que não têm o costume de comer esses alimentos ainda.

Soro caseiro pode ajudar em casos de dor de cabeça, diarreia e vômitos

Soro Caseiro

Se você vem sofrendo de sintomas como dor de cabeça, diarreia e vômitos - que são sinais de desidratação - apenas a ingestão de água não vai dar conta de repor a hidratação em seu corpo. Por isso, prepare soro caseiro para combater tais inconvenientes. Você deve utilizar água filtrada, uma colher de chá rasa de sal e uma colher também rasa, mas de sopa, de açúcar. Se os sintomas persistirem, procure ajuda médica. 

Utilize protetor solar para se prevenir de queimaduras e do câncer de pele

Protetor Solar

Direitos desta imagem, site Super Interessante: https://super.abril.com.br/saude/substancias-do-protetor-solar-chegam-a-corrente-sanguinea-diz-estudo/

Apesar do sol ser essencial para a produção de vitamina D, ficar exposto a ele sem proteção é perigoso por várias razões. Você pode ficar com a pele queimada, envelhecida precocemente e até mesmo desenvolver um câncer. Por isso, previna-se fazendo o uso regular de filtro solar, com fator de proteção solar (FPS) mínimo de 30, como orienta a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

Para quem trabalha diariamente exposto às altas temperaturas do nosso bom e velho estado de Goiás, vai ai outra dica interessante: Usem camisetas UV. O que são camisetas com proteção UV? São roupas que protegem sua pele dos dois tipos de Raios ultravioleta, UVA e UVB. Vale lembrar que UVA e UVB são dois tipos de raios ultravioleta nocivos à saúde. O UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. ... Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e também podem causar câncer.

Camiseta Slim Térmica P com Proteção UV Fator 50 Preto - ELITE-2604152 -  R$59.9 | Loja do MecânicoCamisetas UV. Escolha o fator de proteção adequado às suas necessidades.

Para prevenir os danos causados pela exposição excessiva aos raios UVB do sol, é importante que seja usado protetor solar com FPS 30 ou 50 dependendo da hora do dia em que acontecer a exposição e do tipo de pele, sendo recomendado que exista reaplicação a cada 2 horas, se for o caso.

Veja neste artigo mais sobre Filtros e Protetores Solar: https://www.tuasaude.com/saiba-qual-e-o-melhor-protetor-solar-para-cada-pele/

Utilize óculos de sol para proteger a retina além do protetor solar na região dos olhos

Covid-19: cuidados após a vacinação

Outra dica importante é lembrar de proteger sua visão. Nossa retina é sensível à exposição solar e pode provocar danos, portanto, o uso de óculos escuros é ideal para diminuir esse risco. Outra questão que muita gente ignora é o uso do protetor solar na área das pálpebras, que deve ser aplicado com cuidado para não causar irritação na área. 

Use roupas leves e descanse por um período em locais frescos

Homem Dos Desenhos Animados No Tempo Quente Ilustração do Vetor -  Ilustração de grampo, quente: 30463403  Free download of 在树荫Vector Graphic

É normal que nosso corpo fique mais fraco em dias de calor, pois as altas temperaturas provocam a vasodilatação de todos os vasos de nosso organismo, causando, assim, a pressão baixa e outros problemas. Para evitar que esses inconvenientes surjam, busque utilizar roupas leves, de tecidos naturais como algodão e linho e que sejam confortáveis nestes dias. Também, se puder, fique em locais com ar-condicionado, lembrando de realizar a limpeza do seu, caso tenha, para evitar que a poeira acumulada no aparelho te cause alergias. 

Evite o consumo de álcool e cafeína

proibidoNão beba cerveja

Por último, mas não menos importante, vale ressaltar o que você deve evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, ou até mesmo produtos com cafeína. O motivo é que estas substâncias causam a perda de água no corpo, o que significa que você desidrata mais rápido quando as consome.

Créditos desta matéria: https://www.pharmaton.com.br/mostrar-dica/veja-7-cuidados-essenciais-para-o-corpo-durante-os-dias-de-calor

O Sol não é um vilão

Muito embora precisemos nos proteger dos efeitos nocivos dos raios UV e UVB, não devemos classificar o Sol como sendo um vilão à nossa saúde. As plantas precisam da luz solar para realizar a fotossíntese, processo que lhes permite armazenar moléculas de açúcar para continuarem crescendo. Para o reino vegetal, a luz solar atua no processo de fotossíntese, e sem ela nossa alimentação estaria comprometida, já que é através da luz solar que as plantas desenvolvem seus frutos. O Sol tem papel fundamental por ser a fonte primária e mais importante de energia para todo o Sistema Solar. Os seres humanos precisam dele como meio para produção interna de vitamina D necessária para a manutenção do tecido ósseo e com papel de ajuda para o sistema imunológico. Reforçando a informação, o Sol tem "papel essencial" na elaboração de toda a cadeia alimentar. Sem a luz do Sol não haveria dia, e a terra poderia ser gelada comprometendo a existência de vida.

Se o Sol não é um vilão, porque precisamos nos proteger dele?

Já falamos mais acima que a "exposição prolongada" aos  raios UVA e UVB produzidos pelo Sol, dois tipos de raios ultravioleta, pode ser nocivo à nossa saúde. Vimos ainda que o raio UVB pode provocar queimaduras e câncer de pele, além de ser responsável por alergias. ... Os raios UVA são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, e também podem causar câncer. O melanoma é um tumor que surge a partir de danos causados nas células da pele produtoras de melanina (o pigmento que dá cor à pele) e pode aparecer não só na pele, mas também em mucosas e nas unhas. Esses danos são causados pela exposição direta ao sol, sem proteção. Os raios UVB são os grandes vilões, causando queimaduras na pele mais superficial e, quando essa exposição se dá de forma prolongada, as células da pele podem sofrer alterações em seu DNA levando ao desenvolvimento do câncer. Pessoas de pele e olhos mais claros têm um risco maior. Geralmente se apresentam como manchas enegrecidas e nem sempre é fácil diferenciar um melanoma de uma mancha ou uma “pinta” comum.

Fonte: Na seção das 7 sugestões - https://www.pharmaton.com.br/mostrar-dica/veja-7-cuidados-essenciais-para-o-corpo-durante-os-dias-de-calor; Seção - O Sol não é um vilão - Matéria pesquisada e desenvolvidada pelo redator.