O que são os sistemas de refrigeração VRF e VRV?

Por Sidney Neves. Em 03/11/21 16:37. Atualizada em 23/12/22 09:59.

Pensativo emogi

VRF e VRV são a sigla para Variable Refrigerant Flow (VRF) e Variable Refrigerant Volume (VRV) - Que em tradução direta querem dizer (VRF) - Ar condicionado de Fluxo de refrigerante variável ou (VRV) - Volume de refrigerante variável (VRV).

Instagram SEINFRA/DMEQ-UFG: Instagram Seinfra

Entenderemos nesta breve matéria, o que é, como funciona, e quais são os benefícios dos sistemas de refrigeração VRF/VRV.

Os sistemas VRF ou VRV, são sistemas extremamente eficientes em termos de energia para regular com precisão a temperatura em edifícios comerciais. Na maioria das vezes, as salas ou zonas dentro de edifícios precisarão operar em temperaturas diferentes. Os requisitos de resfriamento e aquecimento desses espaços mudam inevitavelmente ao longo do dia, normalmente como resultado de ocupação variável, equipamentos de escritório e iluminação com emissão de calor, mudanças na temperatura externa e, principalmente, a posição do sol. O efeito combinado dessas influências internas e externas geralmente significa que algumas áreas do edifício requerem resfriamento, enquanto, simultaneamente, outras áreas requerem aquecimento para manter um ambiente interno constante e confortável. Para que isso aconteça os sistemas de refrigeração ambiente VRV, VRF são perfeitos atuando no equilíbrio térmico exato gerando conforto e economia.

Tecnicamente  falando, um sistema VRF / VRV bem projetado irá atender a contento todas as áreas conhecidas por terem cargas de aquecimento e resfriamento opostas e pode, portanto, redistribuir o excesso de calor de áreas que requerem resfriamento para aquelas que requerem aquecimento. Os sistemas VRF / VRV de recuperação de calor oferecem o máximo em eficiência energética, alcançando um SCOP / SEER superior a 5,0.

(SCOP / SEER são siglas para - SCOP Seasonal Coefficent Of Performance e SEER Seasonal Energy Efficency Ratio. EM tradução livre - SCOP Coeficiente de desempenho sazonal e SEER Razão de eficiência energética sazonal.)

Em sua forma mais simples, uma única unidade externa VRF / VRV atende a várias unidades evaporadoras controláveis internas, que são conectadas a ela por meio de um sistema de tubulação de cobre contendo gás refrigerante. A tecnologia VRF / VRV atinge eficiências extremamente altas, variando o fluxo de gás refrigerante para as unidades evaporadoras internas com base nas demandas exatas das áreas individuais. Isso permite o controle preciso da temperatura e o conforto zoneado resultante.

Na foto abaixo, unidades externas VRF instaladas na Regional Goiás UFG.

VRF

Os sistemas de ar condicionado VRF / VRV também se beneficiam do design flexível e modular. Várias unidades externas podem ser unidas para aumentar a capacidade geral do sistema e, portanto, aumentar a possibilidade de recuperação de calor. As unidades internas vêm em vários tipos e tamanhos, tornando-as adequadas para a maioria das aplicações. Os sistemas também podem ser projetados para minimizar ou até mesmo remover totalmente a necessidade de dutos de distribuição de ar, tornando-os econômicos para implementar e mais fáceis de instalar onde o espaço é limitado.

Diagrama de instalação do sistema VRF

                    VRVVRF

 

VRVs

Imagens da internet

Controles remoto sofisticados e independentes  permitem que o sistema seja otimizado e permitem ainda aos usuários controle total sobre a climatização em seu ambiente local, isso sem impacto adverso em outras áreas atendidas pelo mesmo sistema. Esses controles também podem ser facilmente integrados ao sistema de controle BMS* dos edifícios, conforme necessário.

* BMS - É a sigla para Building Management System 

O BMS, também conhecido como Sistema de Gestão Predial, é uma ferramenta tecnológica que verifica e administra todo o aparato instalado em um empreendimento. Nele podem estar inclusos os sistemas de controle de acessos, refrigeração, de iluminação, de transporte vertical, de detecção e alarme de incêndio e tudo mais o que possa estar sob um controle informatizado.

 Principais benefícios dos sistemas de ar condicionado VRF / VRV:

    Altamente eficiente em termos de energia

    Controle preciso de temperatura

    Aquecimento e resfriamento simultâneos

    Recuperação de calor

    Conforto zoneado

    Projetos flexíveis e modulares

    Mais simples de instalar

    Controles sofisticados e fáceis de usar

A SEINFRA/DMEQ possui pessoal com conhecimentos técnicos em sistemas de refrigeração VRF. Buscando um atendimento mais eficiente visando a manutenção destes sistemas, no ano de 2018 os técnicos do Seinfra Equipamentos participaram de um Workshop em conhecimentos básicos de 5 dias, com palestrante da Hitach,i sobre o  VRF modelo SET FREE de fabricação própria. Na ocasião foram passadas algumas técnicas por meio da explicação do palestrante e também foram feitas atividades práticas em equipamentos da marca Hitachi instalados no prédio da Humanidades no Campus ll Samabaia, onde existe um sistema VRF Set Free Hitachi instalado.

Hoje a UFG possui vários sistemas VRF de fabricantes variados instalados em diversos prédios. Existe  assim a crescente necessidade de manutenção nestes equipamentos, visto que os mesmos sofrem com as intempéries da natureza como descargas atmosféricas entre outras situações que podem surgir.

Abaixo temos imagens das equipes da SEINFRA/DMEQ em atendimento à unidades VRF em diversos locais dentro da Universidade Federal de Goiás.

Técnico Fagner Souza - Manutenção em unidade condensadora VRF no Campus de Jataí-Go.

Jatai 3

Técnico Nelson Omar - Manutenção em unidade condensadora VRF no Campus de Jataí-Go.

Jatai 9

Técnicos Nelson Omar e Sidney Neves - Manutenção em unidade evaporadora Cassete VRF Midea no prédio da Engenharia Mecânica no Campus ll Samambaia - Goiânia.

Engenharia Mecânica 6

Técnicos Walner Luís e Sidney Neves - Manutenção em unidade evaporadora Cassete VRF Midea no prédio da Engenharia Mecânica no Campus ll Samambaia - Goiânia.