SEINFRA/DMEQ - Nossa Equipe cuidando da Saúde da Comunidade Universitária.

Por Sidney Neves. Em 07/12/21 08:55. Atualizada em 23/12/22 09:55.
  • Clima quente e seco, com temperaturas próximas dos 40º durante boa parte do ano, esta é a rotina de quem vive na região central do Brasil. Isto tem feito o Ar-condicionado se tornar um verdadeiro aliado em nosso dia-a-dia, quer seja em casa ou no ambiente de trabalho. O ar condicionado ultimamente tem sido amplamente utilizado com a finalidade de fornecer conforto térmico e uma qualidade ambiente agradável para o público em geral, visto estar presente em uma infinidade de ambientes.  No entanto, a falta de manutenção e limpeza nos aparelhos pode causar doenças graves ou algum mal-estar.

No calor forte, o ar-condicionado é quase sempre a única saída para refrescar o tempo quente em ambientes fechados. Mas a situação preocupa quando o assunto é a "limpeza desses aparelhos". A falta de manutenção adequada pode esconder verdadeiras colônias de bactérias, tornando o ambiente perigoso e uma possível fonte de contaminação.

Isso mesmo! Equipamentos de ar-condicionado, podem desencadear diversas doenças respiratórias, se não forem limpos corretamente e com frequência.

De acordo com infectologistas, o acúmulo de sujeira no aparelho, pode desencadear infecção pulmonar e problemas alérgicos, como rinite, asma, sinusite e até mesmo levar o indivíduo à óbito.

Veja o que diz o Médico infectologista, professor da Unesp - Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista, Carlos Magno Fortaleza - A água parada e ambientes quentes, promovem a multiplicação de bactérias como a Legionella sp, condição comum em aparelhos de ar-condicionado. “A Legionella frequentemente se multiplica bem em sistemas de ventilação interna de prédios e se dispersa pelo ambiente. Se ela for aspirada em grande quantidade ou se a pessoa tem algum problema de imunidade, pode contrair uma pneumonia que pode ser muito grave”, afirmou Fortaleza.

Ambientes com sistemas de climatização velhos ou sem manutenção e higienização apropriada, tornam-se propícios para este tipo de bactéria. “É o que chamamos de Síndrome do Edifício Doente. Quando o sistema de ar tem muitos fungos, são comuns essas infecções e problemas como rinite, sinusite e bronquite”, segundo o médico.

Legionella 3

Legionella, bactéria comumente encontrada na água parada. Importante a limpeza de calhas e drenos do sistema de refrigeração.

O infectologista afirma que nem todas as pessoas expostas em um ambiente com ar-condicionado adoecem, ainda que o local venha a estar contaminado. Mas faz uma ressalva, “isso depende da defesa imunológica da pessoa. Às vezes, ela não tem defesa contra aquela bactéria específica ou está com baixa imunidade”.

MANUTENÇÃO DO SISTEMA DE AR-CONDICIONADO

Para evitar a contaminação do sistema de ar-condicionado, é extremamente importante a manutenção e higienização periódica do mesmo, conforme explica a gerente de qualidade de um laboratório de biotecnologia que analisa bactérias, Elisa Goulart.

Imagem das turbinas de um Ar-condicionado Split. Observe nas figuras o antes e o depois, da manutenção realizada pela equipe da Seinfra Equipamentos.

Turb suja 3            Turb limpa 3

ANTES                                             DEPOIS

Elisa Goulart destaca ainda, que, umidificadores de ar e ar-condicionados automotivos também precisam de manutenção. E, ressalta que nos casos dos veículos, a manutenção e troca frequente dos filtros devem ser feitas em concessionárias ou em oficinas especializadas.

Segundo ela, existe ainda um agravante, - “Há pessoas que só notam alguma coisa errada quando há um odor estranho, ou quando começam a espirrar."

AS NORMAS DA ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) possui duas normas que regulamentam o tema: a Portaria GM/MS nº. 3.523, de 28 de agosto de 1998, que fala sobre a higienização e manutenção dos aparelhos, e a Resolução RE nº. 9, de 16 de janeiro de 2003, que é uma instrução técnica pertinente à qualidade do ar.

Fonte desta matéria: G1 | Diário do Nordeste | Medicina Net

A tempo - A doença dos legionários é uma pneumonia atípica grave, causada por bactérias do género legionella. O agente da infeção pode encontrar-se na água quente sanitária, nos sistemas de ar condicionado (torres de arrefecimento, condensadores de evaporação e humidificadores). A doença dos legionários é uma patologia autolimitada semelhante à gripe, caracterizada por febre, cefaléia, mialgias e tosse não produtiva, estando, algumas vezes, relacionada com formas "fatais" de pneumonia. Tem como etiologia a infecção pela bactéria Legionella sp.

SEINFRA EQUIPAMENTOS

Nós estamos ajudando a cuidar da sua Saúde!

Temos na UFG uma equipe multi-disciplinar, bem preparada e bem disposta a cuidar do bem mais importante que temos, a nossa saúde, e acima dela, a nossa vida!

São milhares de requisições de manutenção de diversas áreas e equipamentos atendidas todos os anos por nossa equipe. Levamos à sério nossa missão que é manter a UFG com um ambiente, produtivo, saudável e seguro por meio de nossa atribuição, que é a manutenção dos mais diversos equipamentos.

Como nós da Seinfra Equipamentos cuidamos da sua Saúde?

Assista aos dois vídeos à seguir:

Primeiro, o que nós usuários não vemos, e, como a SEINFRA/DMEQ vê!

Segundo, como cuidamos da sua saúde!

Esta equipe merece os nossos aplausos e o nosso respeito!

equipe3

Fiquem tranquilos, estamos trabalhando pela UFG, e por todos vocês!

SEINFRA/DMEQ, à serviço de uma UFG a cada dia melhor!